Posso ser um Franqueador? Posso ser um Franqueado? Descubra Agora!
- Angélica Heringer
- 25 de mar.
- 4 min de leitura
Se você já se fez essas perguntas, parabéns! Isso significa que você está considerando entrar em um dos mercados mais promissores do Brasil. Mas antes de dar esse passo, a resposta para ambas as questões é: depende! E, nesse caso, depende muito mais de você do que de qualquer outro fator.
O Mercado de Franquias no Brasil: Números que Impressionam
Primeiro vamos aos números. Franquia é um ótimo mecanismo de escalonar seu negócio ou ter seu primeiro negócio. E isso está relacionado a números. O Sistema de Franquias é uma opção atrativa para empresários e empreendedores, apresentando crescimento significativo nos últimos anos.

O mercado de franquias no Brasil consolidou sua recuperação e voltou a crescer em 2023, com o faturamento atingindo R$ 240,661 bilhões, variação nominal 13,8% em relação a 2022 e, portanto, acima das projeções que apontavam um crescimento entre 9,5% e 12%. Em relação a 2019 (pré-pandemia), o crescimento foi de 28,9%. Em 2023, a taxa média de abertura de novas operações foi de 17,3%, enquanto a taxa média de operações que fecharam foi de 5,9%, resultando em um saldo positivo de 11,4%.
Novas marcas continuam a adotar o franchising como plataforma de negócios, com um total de 3.311 redes de franquia identificadas.
Todos os segmentos do franchising cresceram acima de 9% em 2023 frente ao ano anterior, indica dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF). Como destaque podemos mencionar Alimentação – Food Service, Saúde, Beleza e Bem-Estar e Hotelaria e Turismo.
Meu Negócio Pode Ser uma Franquia?
Se você tem um negócio próprio e quer transformá-lo em uma franquia, é avaliar seu negócio e entender se ele atende às seguintes condições:
1 – O seu modelo de negócio é replicável e testado? Ou seja, é possível padronizar processos de venda, de serviços, linha de produção, métodos, e tudo que envolve a operação da atividade a ser franqueada?
2 – Você tem dados financeiros e estatísticos sólidos? Ou seja, é possível informar qual a capacidade de produção, qual a capacidade de atendimento por pessoa, qual o ticket médio do produto ou do serviço? Após o investimento inicial de instalação em quanto tempo é possível recuperar o investimento e ter lucro? Quantos empregados ou parceiros comerciais é preciso para realizar a operação?
3 – A empresa está juridicamente e contabilmente preparada? Ou seja, a marca está registrada ou protocolada no INPI, sem oposição de terceiros? Os balanços patrimoniais e balancetes estão elaborados com a realidade da empresa e com os documentos acessórios necessários? Existe algum passivo judicial importante: tributário, trabalhista, previdenciário ou de executivos?
Se você respondeu "sim" para todas as perguntas, podemos dizer com 99% de crença que seu negócio está pronto para fazer parte de um sistema de franquia e iniciar o crescimento organizado. Por que 1% está fora? Porque o seu próximo passo é fazer o check list da Lei de Franquias e para isso, não se engane, você precisará de ajuda especializada.
Qualquer Pessoa Pode Ser um Franqueado?
E quanto à indagação "qualquer pessoa pode ser um Franqueado"? Tecnicamente, sim! Mas a verdadeira pergunta é: você tem o perfil para ser um franqueado de sucesso?
Mas antes de irmos ao check list do Franqueado, é preciso que o interessado faça uma análise pessoal: Sou empreendedor? Gosto de negócios? Responda sinceramente a essas perguntas, elas são a base para o sucesso da franquia. O fato de se comprar um negócio pronto, uma franquia, não tira do Franqueado a responsabilidade de gerir o negócio, de acompanhar seus funcionários, parceiros e clientela, de corrigir as rotas que se fizerem necessárias, de estar à frente da gestão, administração e burocracia. O negócio vem pronto, mas ele é seu, são suas decisões empresariais que o farão crescer ou morrer.
Nossa, estou assustado! Não fique! Pode ser uma ótima oportunidade. Antes de investir, reflita sobre os pontos abaixo, o check list do Franqueado:
1 – Pesquise a fundo a franquia desejada. E, neste caso, é pesquisar a fundo mesmo. Compre o produto, de preferência mais de uma vez. Consuma o serviço e teste sua qualidade e entrega. Converse com outros franqueados. Pesquise sobre o negócio em sites de buscas como google, reclame aqui, INPI, tribunais de justiça.
2 – Tenha capital suficiente. A Franquia, necessariamente, possui investimento inicial. Tanto de aquisição da franquia, como de instalação e início das operações. E na franquia você já começa pagando, antes mesmo de ganhar dinheiro. Então é preciso ter, além dos investimentos iniciais, reserva de fluxo de caixa e capital de giro.
3 – Pesquisa sobre público e localização. É preciso fazer uma pesquisa sobre o público que se pretender atender e alinhar isso com a localização ou logística da operação.
4 – Análise de personalidade empreendedora. É preciso pensar em um negócio que se alinhe sua personalidade e gostos, sua cultura empreendedora. Isso facilitará muito o processo.
5 – Leia e examine a COF e o Contrato de Franquia. Esses documentos são a base do relacionamento entre Franqueador e Franqueado. Infelizmente, eles são negligenciados. Leia e examine com muita atenção a COF – Circular de Oferta de Franquia e o Contrato de Franquia Empresarial. Eles são documentos obrigatórios por Lei em qualquer franquia.
Conclusão: Está Pronto para o Mundo das Franquias?
Se, após essa leitura, você se sente preparado para ser um franqueado ou franqueador, saiba que está entrando em um mercado sólido e promissor. No entanto, a chave do sucesso está no conhecimento e no suporte adequado. A franquia não é apenas um negócio pronto – é um modelo que exige planejamento e gestão eficiente. O Sistema de Franquia está previsto em Lei e ela é sua guia.
Gostou do conteúdo? Compartilhe e ajude mais empreendedores a tomarem decisões assertivas! Ou fale agora com um especialista.
fontes: Associação Brasileira de Franquias - ABF (https://www.abf.com.br/franchising-supera-expectativas).
Precisava desse conteúdo, sempre tive dúvidas se meu negócio era franqueável. Muito bom!